[tab: INFORMAÇÕES GERAIS ]
✍ Público-alvo
Adolescentes, jovens e adultos.
▞ Duração
O curso de japonês está dividido em 6 estágios até o nível Intermediário, cada um com duração de 27h (VIP) a 30h (Grupo). A partir do sétimo estágio é escolhido o material didático que seja mais adequado ao objetivo do aluno em relação ao aprendizado do idioma.
- Básico I
- Básico II
- Pré-Intermediário I
- Pré-Intermediário II
- Intermediário I
- Intermediário II
✓ Abrangência
O curso de japonês abrange todas as competências de aprendizado: leitura, escrita, conversação e audição.
☌ Horários
Temos turmas em andamento em diversos níveis.
Novas turmas básicas do curso de japonês estão abrindo. Entre em contato para mais informações.
✾ Docência
Os professores de japonês do IMULTI são jovens, altamente capacitados no idioma e, obviamente, inseridos na cultura popular japonesa, de modo a trazer um cenário mais fiel aos alunos do curso de japonês Todos os nossos professores possuem diferentes backgrounds profissionais.
Temos professores nativos japoneses, professores descendentes e professores não-descendentes de japoneses, mas que possuem alto conhecimento da língua, alcançados através de anos de estudo.
Material didático de japonês
✏ Material didático de Japonês:
O material de língua japonesa do IMULTI é dividido em:
- Básico I
- Básico II
- Pré-Intermediário I
- Pré-Intermediário II
- Intermediário I
- Intermediário II
✏ Material didático de japonês adicional:
Como material didático de japonês adicional, os professores utilizam de músicas, revistas, livros, mangá, novelas, filmes e o que mais for pertinente para o aprendizado da língua coreana de forma natural, focado tanto no discurso polido-formal quanto no informal.
Os alfabetos japoneses
A língua japonesa possui 3 diferentes de alfabetos: o hiragana, o katakana e o kanji.
O Hiragana e o Katakana
Esses dois alfabetos são considerados alfabetos fonéticos, pois somente representam o som. Cada “letra” é uma sílaba (junção de consoante e vogal). A diferença básica entre os dois alfabetos é que o Hiragana é utilizado para escrever palavras originalmente japonesas, ao passo que o Katakana é utilizado exclusivamente para escrever palavras estrangeiras.
Kanji
Diferentemente do Hiragana e do Katakana, o Kanji é um tipo especial de alfabetol. Primeiro, porque não é exatamente um alfabeto, mas ideogramas, o que significa que ele traz consigo uma “ideia”, um “sentido”, a partir de uma grafia. Portanto, chamamos o Kanji de alfabeto semântico.
Estrutura gramatical
A estrutura básica da língua japonesa é a formação:
SUJEITO – OBJETO – VERBO
O verbo sempre vem ao final da sentença, diferentemente do Português.
Exemplo:
Ana vai ao mercado.
アナが スーパーへ 行きます。
[Ana] [mercado] [para] [vai]
Partículas
O idioma possui algums estruturas não existentes na língua portuguesa, como é o caso das partículas. Cada uma carrega uma função sintática para o elemento ao qual ela está ligado.
Na sentença acima, podemos identificar duas partículas: が e へ
が (ga) – partícula de sujeito (indica que Ana é o sujeito da sentença)
へ (e) – partícula de direção (preposição para)
Curso de Japonês em São Paulo
A cultura japonesa já é relativamente antiga no Brasil, considerando que o período de imigração dos japoneses ocorreu há pouco mais de 100 anos. Neste meio tempo, a cultura, e consequentemente, a língua japonesa já é bastante difundida, o que não significa, porém, que é conhecida a fundo. No entanto, São Paulo é um dos estados que mais concentram as colônias japonesas no país, principalmente a cidade de São Paulo.
Na cidade de São Paulo é possível ver um número gigantesco de restaurantes japoneses que têm aberto na última década. O mesmo acontece com as escolas: o idioma japonês, conforme foi se popularizando por causa animes, mangás, filmes e artes marciais, principalmente, foi sendo paulatinamente inserido nas escolas de idiomas como uma opção de idioma asiático a ser aprendido. Hoje, o número de cursos de japonês em São Paulo é imenso, acompanhando a demanda de pessoas interessadas no idioma nipônico.
Dados do país
Nome:
Capital: Tóquio
Moeda: Iene (JPY)
Total de falantes da língua japonesa no mundo: 128 milhões (2019)
População total: 125,1 milhões (2022)